Estado de Santa
Catarina – Secretaria de Estado da Educação
1ªGerência de
Educação/São Miguel do Oeste
EEBEB Descanso/EEBAA
São Miguel do Oeste
Plano de Ensino da
Disciplina de Geografia/2014
Nível de Ensino:
Médio
Turmas: primeiras,
segundas e terceiras séries.
Período: quatro bimestres
de 2014
Disciplina:
geografia
Professor: Valdir
Inácio Rauber matricula: 331741
OBJETIVOS PREVISTOS
NA DISCIPLINA DE GEOGRAFIA
-Apropriar-se dos conceitos fundamentais dos diversos temas
abordados na disciplina de geografia, conectados com as diversas áreas do
conhecimento.
-Entender e compreender a paisagem e o processo de
transformação imprimido pela ação humana, resultando no espaço geográfico.
-Perceber-se ator local, inserido na escala nacional e
mundial.
-Ler e interpretar a posição e o papel do Brasil no
tabuleiro da economia e do poder mundial.
-Visualizar as diferenças sociais, suas causas e
consequências, bem como a possibilidade do agir para contribuir na construção
de uma sociedade justa.
ABORDAGEM DE TEMAS
TRANSVERSAIS
-Consciência planetária; visualizar o contexto `todos somos um`; consumo consciente;
responsabilidade social e ambiental; acumulação e desperdício. Competição e
superdimensionamento do EU, destruição do individuo participativo na
coletividade.
-Crise e escassez de consciência e de recursos; crise e
escassez de sentimentos de partilha; a sociedade do consumo desenfreado e suas
consequências coletivas, sociais e ambientais.
CONTEÚDOS MÍNIMOS
PREVISTOS
1ªs Séries
-Localização e orientação espacial; noções de cartografia,
escala, projeções, fusos horários; Santa Catarina como lugar no Mundo, seus
diversos aspectos geográficos, sociais, econômicos, culturais;
2ªs séries
O capitalismo e sua conexão com o `modos vivendi` da sociedade atual; a revolução industrial e os
impactos planetários; a globalização, tempo real, espaço total; o mundo no
tempo das corporações, tecnologia, recursos naturais e a riqueza das nações; o
xadrez do poder mundial; o comércio desigual; blocos econômicos, emergentes, tigres
e novos tigres; o mundo do trabalho.
3ªs Séries
O Brasil e o processo de industrialização, atores e fatores;
A economia brasileira no último quartel do século XX; Fontes de energia no
Brasil e no mundo; Conceitos demográficos, migrações e a urbanização; As
megacidades e cidades mundiais; A crise urbana e as `cidades sustentáveis`; Agricultura brasileira e mundial; mudanças
climáticas e seus impactos econômicos, sociais e ambientais; Os desdobramentos
do ano da Copa do Mundo; Os conflitos decorrentes das diferenças e das crises
existenciais de convivência das pessoas em sociedade.
Ações do PLANTE
Atividade 1 - 1ª Série (EMI)
> Construir mapa do caminho para a escola;
> pesquisar a trajetória das gerações familiares até a
chegada no município de Descanso, localizar sua origem no mapa da região Sul do
Brasil (ou, se for o caso, da Europa).
> Relatar as memórias de pais e/ou avós para registrar em
anexo.
Atividade 2 - 2ª
Série (EMI)
> Pesquisar os diversos temas inerentes a economia de
água e energia, economia de materiais, separação do lixo, coleta seletiva e
reciclagem, reuso da água, consumo e desperdício de recursos; consciência
planetária; compartilhamento experiências pró ativas.
> Confeccionar folheto ilustrativo pelos alunos para
distribuir nos diversos domicílios urbanos e rurais, com informações adequadas
relativos a cada tema;
> Fazer o contato pessoal com moradores, entrevistas e
posteriormente, relatar as experiências.
> Coletar o `e-wast` (lixo eletrônico) como pilhas e
baterias com o `papa pilhas` móvel.
>Registro, compartilhamento e publicação.
Atividade 3 - 3ª
Série
>Para a terceira série o principal foco é a abordagem das
perspectivas e possibilidade em acessar uma boa e adequada formação superior ou
técnica; Os caminhos e as indicações diante do atual cenário econômico
brasileiro; orientações para concursos de ingresso nas instituições públicas; orientações
vocacionais.
AVALIAÇÃO
A avaliação, etapa importante do processo
`ensino-aprendizagem`, requer um olhar atencioso e ininterrupto. Sendo uma
tarefa difícil, incompleta e insuficiente, revela-se também imprecisa. Assim
serão consideradas as expressões de empenho, interesse, participação
individuais e em grupo. Constitui-se em
valioso instrumento de auto avaliação e
os retornos servem ainda para completar o processo em si.
Nas quantificações numéricas, não serão utilizadas apenas as
tradicionais provas escritas, como também tarefas de casa, trabalhos de
pesquisa, entrevistas, produção oral e escrita. Além da utilização de blogs
digitais oficiais.
Orientação Bibliografia
Livros didáticos, endereços eletrônicos, revistas, programas
de TV e da TV Cultura de São Paulo, documentários, conteúdos jornalísticos,
noticiário local.
Nota:
Para o EEBAA será adaptada a atividade 2 para as turmas 101, 102, 103 e 201.
Descanso, São Miguel do Oeste/SC, outono 2014.
Valdir Inácio Rauber prof. Geografia
matrícula 331741
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