domingo, 2 de março de 2014

Plano de ensino Geografia 2014


Estado de Santa Catarina – Secretaria de Estado da Educação
1ªGerência de Educação/São Miguel do Oeste
EEBEB Descanso/EEBAA São Miguel do Oeste
Plano de Ensino da Disciplina de Geografia/2014
Nível de Ensino: Médio
Turmas: primeiras, segundas e terceiras séries.
Período: quatro bimestres de 2014
Disciplina: geografia
Professor: Valdir Inácio Rauber matricula: 331741

OBJETIVOS PREVISTOS NA DISCIPLINA DE GEOGRAFIA
-Apropriar-se dos conceitos fundamentais dos diversos temas abordados na disciplina de geografia, conectados com as diversas áreas do conhecimento.
-Entender e compreender a paisagem e o processo de transformação imprimido pela ação humana, resultando no espaço geográfico.
-Perceber-se ator local, inserido na escala nacional e mundial.
-Ler e interpretar a posição e o papel do Brasil no tabuleiro da economia e do poder mundial.
-Visualizar as diferenças sociais, suas causas e consequências, bem como a possibilidade do agir para contribuir na construção de uma sociedade justa.

ABORDAGEM DE TEMAS TRANSVERSAIS
-Consciência planetária; visualizar o contexto `todos somos um`; consumo consciente; responsabilidade social e ambiental; acumulação e desperdício. Competição e superdimensionamento do EU, destruição do individuo participativo na coletividade.
-Crise e escassez de consciência e de recursos; crise e escassez de sentimentos de partilha; a sociedade do consumo desenfreado e suas consequências coletivas, sociais e ambientais.

 CONTEÚDOS MÍNIMOS PREVISTOS
1ªs Séries
-Localização e orientação espacial; noções de cartografia, escala, projeções, fusos horários; Santa Catarina como lugar no Mundo, seus diversos aspectos geográficos, sociais, econômicos, culturais;
2ªs séries
O capitalismo e sua conexão com o `modos vivendi` da sociedade atual; a revolução industrial e os impactos planetários; a globalização, tempo real, espaço total; o mundo no tempo das corporações, tecnologia, recursos naturais e a riqueza das nações; o xadrez do poder mundial; o comércio desigual; blocos econômicos, emergentes, tigres e novos tigres; o mundo do trabalho.
3ªs Séries
O Brasil e o processo de industrialização, atores e fatores; A economia brasileira no último quartel do século XX; Fontes de energia no Brasil e no mundo; Conceitos demográficos, migrações e a urbanização; As megacidades e cidades mundiais; A crise urbana e as `cidades sustentáveis`; Agricultura brasileira e mundial; mudanças climáticas e seus impactos econômicos, sociais e ambientais; Os desdobramentos do ano da Copa do Mundo; Os conflitos decorrentes das diferenças e das crises existenciais de convivência das pessoas em sociedade.

Ações do PLANTE

Atividade 1 -  1ª Série (EMI)
> Construir mapa do caminho para a escola;
> pesquisar a trajetória das gerações familiares até a chegada no município de Descanso, localizar sua origem no mapa da região Sul do Brasil (ou, se for o caso, da Europa).
> Relatar as memórias de pais e/ou avós para registrar em anexo.
Atividade 2 - 2ª Série (EMI)
> Pesquisar os diversos temas inerentes a economia de água e energia, economia de materiais, separação do lixo, coleta seletiva e reciclagem, reuso da água, consumo e desperdício de recursos; consciência planetária; compartilhamento experiências pró ativas.
> Confeccionar folheto ilustrativo pelos alunos para distribuir nos diversos domicílios urbanos e rurais, com informações adequadas relativos a cada tema;
> Fazer o contato pessoal com moradores, entrevistas e posteriormente, relatar as experiências.
> Coletar o `e-wast` (lixo eletrônico) como pilhas e baterias com o `papa pilhas` móvel. 
>Registro, compartilhamento e publicação.
Atividade 3 - 3ª Série
>Para a terceira série o principal foco é a abordagem das perspectivas e possibilidade em acessar uma boa e adequada formação superior ou técnica; Os caminhos e as indicações diante do atual cenário econômico brasileiro; orientações para concursos de ingresso nas instituições públicas; orientações vocacionais.

AVALIAÇÃO
A avaliação, etapa importante do processo `ensino-aprendizagem`, requer um olhar atencioso e ininterrupto. Sendo uma tarefa difícil, incompleta e insuficiente, revela-se também imprecisa. Assim serão consideradas as expressões de empenho, interesse, participação individuais e em grupo.  Constitui-se em valioso  instrumento de auto avaliação e os retornos servem ainda para completar o processo em si.
Nas quantificações numéricas, não serão utilizadas apenas as tradicionais provas escritas, como também tarefas de casa, trabalhos de pesquisa, entrevistas, produção oral e escrita. Além da utilização de blogs digitais oficiais.
Orientação Bibliografia
Livros didáticos, endereços eletrônicos, revistas, programas de TV e da TV Cultura de São Paulo, documentários, conteúdos jornalísticos, noticiário local.

Nota:
Para o EEBAA será adaptada a atividade 2 para as turmas 101, 102, 103 e 201.

Descanso, São Miguel do Oeste/SC, outono 2014.
Valdir Inácio Rauber prof. Geografia
matrícula 331741


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