quarta-feira, 6 de novembro de 2013


    Rússia e China

Os alunos da 202 da EEBAA do bairro São Jorge conferiram o conteúdo de dois vídeos do programa MATÉRIA CAPA da TV Cultura de São paulo: 'RÚSSIA' e 'CHINA, OS PASSOS DO GIGANTE'.

Solicitamos aos alunos da turma para considerar aspectos abordados no vídeo, especialmente no que tange a situação atual do país e as perspectivas futuras da Rússia, o maior país em extensão e da China, o país de maior população do planeta. Os dois vivenciaram aspectos do socialismo, cada a um tempo e circunstâncias diferentes.   (prof. Valdir)

9 comentários:

  1. Rússia
    O vídeo conta a história da Rússia seu passado, presente e futuro, com a Guerra contra a China levou o povo a pobreza e com a Primeira Guerra Mundial a situação se complicou levando a Revolução, inspirados nas ideias de Karl Marx e saída de Guerra. Assim assumiu o poder os bolcheviques, que adotaram o sistema do comunismo e criaram o exército vermelho. Era participante da união soviética, e era uma força militar, e quando esta desmorona sobra somente a Rússia.
    Lenin foi o pai de Revolução, e a guerra civil durou três anos para os bolcheviques se consolidarem no poder, confiscou as terras para os comitês camponeses e mandou os operários administrarem as fábricas, mas a economia continuava caindo, assim permitiu a criação de empresas privadas. E deu inicio a união soviética, reunindo 15 repúblicas.
    A morte de Lenin desencadeia uma luta pelo poder entre Stalin e Trotsky, onde Stalin vence e deu inicio ao governo de terror, após sua morte, Nikita assume o poder e elabora uma série de reformas liberais, incentivou o aumento da produtividade do campo e nas indústrias, e iniciou a corrida espacial, mandando o primeiro homem ao espaço, construiu o muro de Berlim e tentou instalar misseis em Cuba, seu sucessor enviou tanques para combater a Primavera de Praga e o próximo sucessor Leonid Brezhnev entrou com a ação de intervir em países comunistas para manter esse sistema.
    Após a queda da união soviética por Mikhail Gorbachev, ele promoveu uma Revolução tirando de cena o regime socialista, destruindo o muro de Berlim, elaborou dois processos: o de liberdade de expressão e o de reestruturação, buscando a abertura econômica, e deu fim a política de intervir em países comunistas e fez desarmamento. Mas não conseguiu levantar a economia, e perdeu o poder.
    E Boris Yeltsin assume o poder, ele ampliou os acordos comerciais, principalmente com a China, invadiu a Chechênia para combater os movimentos separatistas, estabeleceu uma economia de mercado e privatizou as empresas e as terras. O que agravou as desigualdades sociais, e houve aumento da corrupção no país, e por causa do alcoolismo renunciou o poder e cedeu a Vladimir Putin.
    Vladimir Putin buscou a modernização do país e integração a Europa, elevou a economia através da alta do petróleo, acabou com os movimentos separatistas e ampliou as parcerias. Um grande projeto russo foi o gasoduto que garante gás a Europa durante 50 anos. Mantem-se, ele e seu partido, como favorito as eleições.
    A Rússia é considerada um dos países que mais subornam, sendo assim um dos mais corruptos. E é onde ocorre um movimento, em um feriado russo, contra os imigrantes e minorias étnicas, eles querem ser a única “raça” da Rússia, chegando a fazer a sudação nazista. Cometem a xenofobia, matando em suas próprias casas os imigrantes e as minorias étnicas. E, também, não toleram outras religiões, por serem cristãos ortodoxos.

    ResponderExcluir
  2. China
    É o mercado mais procurado pelas marcas de luxo. Comunista na política e capitalismo na economia. Tem a maior taxa de crescimento econômico, sendo que, se sua taxa cair afetará o mundo todo. Mas, mesmo assim, no país, há grande diferença social, no campo o salário mensal é de 30 reais mensais; e já, na parte urbana, o custo de vida é alto e os salários baixos, dificultando a vida, sendo que a classe pobre não para de reclamar dos elevados preços dos alimentos, que não param de subir.
    Seu sistema misto faz uma grande massa de milionários e bilionários, mas nem todos por meios legais. Sendo que nesses casos aplicam pena de morte, e são lideres mundiais nesse tipo de pena.
    A China investe em edifícios comerciais e residenciais em Nova Iorque, sendo o maior investidor no solo norte-americano, e também investem na Europa. Quando a Itália precisou de recursos econômicos, foi a China que eles pediram apoio, e em troca a China ganhou uma fatia das grandes empresas, ela busca o controle dos símbolos ocidentais.
    Levam vantagens nas trocas comerciais por manterem sua moeda baixa.
    O Brasil é um dos poucos países a exportar mais do que importar, sendo que exporta somente matérias-primas.
    Hong Kong, capital do país, é um centro financeiro (e comercial) internacional.
    Seu crescimento econômico é acompanhado pela degradação ambiental, pois as indústrias e a produção de energia, através das termoelétricas, são ainda movidas a carvão. É o maior emissor de gases provocadores do efeito estufa. Mas já está fazendo investimentos na produção de energia limpa.
    Tendo um sistema autoritário, bloqueia todas tentativas de manifestações pela democratização do país. Tendo um poderoso sistema de firewall para bloquear notícias ou comentários democráticos ou de liberdade de expressão, sendo o mais avançado do mundo.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. China !
    Ela tem a maior taxa de aumento econômico, se a sua taxa um dia chegar a cair, vai afetar o mundo inteiro, no país, existe uma grande diferença social. Quem trabalha no campo, sofre muito, pois o salário acaba sendo baixo. O seu sistema gera uma grande massa de milionários, nem todos por meios legais.
    A China investe muito em edifícios comerciais e residenciais em New York, eles também investem na Europa. Quando a Itália precisou de recursos econômicos, foi para a China que eles pediram ajuda e em troca a China ganhou uma fatia das grandes empresas.
    Hong Kong é um centro financeiro internacional, o seu crescimento econômico é acompanhado pela degradação do meio ambiente, eles são os maiores emissores de gases provocadores do efeito estufa, felizmente eles estão fazendo alguns investimentos na produção de energia limpa. A China tem um sistema autoritário e controlador.

    Rússia !
    Quem começou uma revolução foi Lenin e a guerra civil permaneceu por 3 anos, Lenin foi quem iniciou a tão conhecida união soviética.
    A sua morte acabou iniciando uma briga pelo poder, quem conseguiu ganhar foi Nikita, que assumiu o poder e acabou elaborando algumas reformas liberais, duas das suas ações mais famosas, foi ter mandado o primeiro homem para o espaço e a construção do muro de Berlim. O sucessor de Nikita foi Leonid, depois da queda da união soviética, ele deu inicio a uma revolução tirando o regime socialista do auge e destruindo o muro de Berlim, Leonid não conseguiu resolver o problema da economia e acabou perdendo o seu lugar no poder.
    Boris acaba assumindo o poder e ele resolve ampliar os acordos comerciais, entre eles com a China, Boris estabelece uma economia de mercado que privatiza as empresas e as terras, um ato que agravou as desigualdades sociais e revelou um grande aumento de corrupção, por causa do alcoolismo ele acabou renunciando o poder e teve que ceder a Vladimir. Ele buscou a modernização e integração, conseguiu elevar a economia e acabou com os movimentos separatistas. Vladimir se tornou o favorito nas eleições.

    ResponderExcluir
  5. O desenvolvimento econômico da China e da Rússia
    O desenvolvimento econômico da Rússia se potencializou a partir do fim da URRS deixando de ser socialista e se tornando capitalista. Sua economia foi fortemente influenciada pela exportação de petróleo e seus derivados para diversas partes do mundo.
    A Rússia também chama atenção por ser destaque quando se trata de educação, herdou a boa educação e os métodos de ensino da época em que estava submetida ao socialismo, chegando a percentuais mínimos de analfabetismo no país.
    Na Rússia como na maioria dos países em desenvolvimento, existe uma grande desigualdade no desenvolvimento em diferentes regiões do país, ainda existem pessoas que vivem como na Idade Média, enquanto que em outras regiões existem setores de tecnologia de ponta.
    A China possui atualmente uma das economias que mais crescem no mundo. A média de crescimento econômico deste país, nos últimos anos é de quase 9%. Fazendo deste país a segunda maior economia do mundo.
    A China é a maior produtora de alimentos do mundo e estão frequentemente investindo em infraestrutura.
    Embora apresente dados de crescimento econômico, a China enfrenta algumas dificuldades. Grande parte da população ainda vive em situação de pobreza, principalmente no campo. O elevado crescimento econômico está gerando altos índices de poluição. Os salários, controlados pelo governo colocam os operários chineses entre os que recebem dos menores salários do mundo. Mesmo assim, o crescimento chinês apresenta um ritmo muito veloz, podendo transformar este país, nas próximas décadas, na maior economia do mundo.

    ResponderExcluir
  6. Rússia
    A Rússia foi marcada por varias guerras. A revolução aconteceu em 1917 e era libera por Lênin, que derrubou o Czarismo e adotou o sistema socialista estatal no país. Essa revolução era conhecida como Bolchevique. Mas antes disso o país ficou durante 3 séculos sobre o domínio da dinastia Romanov controlada por Nicolau ll que levou o país a guerra com o Japão piorando a situação econômica do país. A Rússia tinha um grande exercito, mas sua economia era muito baixa e cada vez piorava. Lênin era considerado o pai da revolução. Foi em 1972 que surgiu a URSS onde eles queriam expandir o socialismo pelo mundo. A morte de Lênin faz com que aconteça uma disputa pelo poder onde Stalin assume e traz seu governo de terror, com sua morte Nikita assume onde ele cria reformas liberais, começa a corrida espacial, e a criação do muro de Berlin que dividiu a Alemanha. A União Soviética é derrubada por Mickhail Gorbachev, onde ele destrói o muro de Berlin, tira o regime socialista. Boris assume mais tarde o poder, mas cede o poder a Vladimir Putin. Vladimir elevou a economia do país, acabou com os movimentos separatistas. Hoje a Rússia é um país capitalista e é considerada uns dos países mais corruptos.

    ResponderExcluir
  7. China
    A China pratica o comunismo na política e o capitalismo na economia. O desempenho econômico de seu país não afeta apenas os chineses e se o ritmo econômico diminuir o mundo todo sentira os efeitos. N china existem um bilhão e trezentos milhões de habitantes, onde 200 milhões pertencem a classe A e B, outros 200 pela classe media e assim vai ate chegar ao campo. A China investe em edifícios comerciais e residenciais em Nova Iorque e cada vez mais aumenta sua economia. Mas como em todos os países ela também enfrenta problemas pelo grande número de pessoas e por ser um pais que produz e também polui muito. Na China não é permitido corrupção, desvio de dinheiro ilegalmente, eles atribui pena de morte por fuzilamento.

    ResponderExcluir
  8. RÚSSIA
    O tema do vídeo é sobre o passado, presente e futuro da Rússia.
    No começo do século XX, a Rússia era um país de economia atrasada e dependente da agricultura, pois 80% de sua economia estava concentrada no campo.
    Os trabalhadores rurais viviam em extrema miséria e pobreza, pagando altos impostos para manter a base do sistema czarista de Nicolau II. O czar governava a Rússia de forma absolutista, ou seja, concentrava poderes em suas mãos não abrindo espaço para a democracia.
    No ano de 1905, Nicolau II mostra a cara violenta e repressiva de seu governo. No conhecido Domingo Sangrento, manda seu exército fuzilar milhares de manifestantes.
    As greves de trabalhadores urbanos e rurais espalham-se pelo território russo. Ocorriam muitas vezes motins dentro do próprio exército russo. As manifestações populares pediam democracia, mais empregos, melhores salários e o fim da monarquia czarista. Em 1917, os bolcheviques, liderados por Lênin, organizaram uma revolução, a Revolução Russa. Prometendo paz, terra, pão, liberdade e trabalho, Lênin assumiu o governo da Rússia e implantou o socialismo. As terras foram redistribuídas para os trabalhadores do campo, os bancos foram nacionalizados e as fábricas passaram para as mãos dos trabalhadores.
    Em 1922, surgiu a (URSS) União das Repúblicas Socialistas Soviéticas.
    A URSS queria expandir o socialismo pelo mundo, enquanto que seu oponente, os EUA, representava o capitalismo, cada um queria exercer hegemonia. Esse desconforto ou disputa, por colocar em prática um sistema político-econômico, ficou conhecido por Guerra Fria.
    A URSS perdurou até 1991, por causa do fechamento econômico e político, e principalmente pelo estacionamento tecnológico e econômico, a URSS não conseguiu competir no mercado mundial. Outro fator foi o direcionamento na produção bélica, deixando de lado a produção de bens de consumo.
    Após muitos conflitos e diferentes governos a URSS chegou ao fim junto com a Guerra Fria e a queda do muro de Berlim, e passou de socialista para capitalista.
    Hoje a Rússia é 11ª economia do mundo. 20 anos após a queda do comunismo a principal tarefa do homem forte da Rússia é atender a uma juventude ávida pelo consumo, administrar a onda nacionalista de grupos descontentes com as reformas e combater a corrupção.

    CHINA
    Todos os números relacionados com a China são surpreendentes, a começar pelo fato que o mercado chinês é hoje o mais procurado pelas grandes marcas de artigos de luxo. E é de lá que algumas dessas empresas tiram a maior fatia dos seus lucros. Isso num pais que pratica o comunismo na politica e o capitalismo na economia.
    A importância da China na economia mundial cresceu tanto que hoje o desempenho do país não afeta apenas a população de 1.300.000.000. Se o ritmo de crescimento da economia chinesa diminuir o mundo todo vai sentir os efeitos, inclusive o Brasil.
    Grande parte da população chinesa vive em grande miséria. A renda dos que vivem no campo equivale a 30 reais por mês. O salário médio do trabalhador urbano varia entre 400 e 1000 reais por mês, que tirando todas as despesas sobra muito pouco para a alimentação. Para uma crescente parcela da população chinesa a vida é um luxo só.
    Todas as grandes marcas vem do mercado chinês, e consumidores é o que não faltam.
    A China detêm qualquer manifestação e tudo o pode fazer com que a população seja contrária ao seu modo de governo. Ela possui um sistema controlador e autoritário.

    ResponderExcluir
  9. CHINA
    A China nos últimos anos tem sido alvo de muitos investimentos de diversas partes do mundo pelos mais distintos motivos econômicos, destacando-se os investimentos realizados no país com o objetivo de reduzir custos produtivos e otimizar a competitividade. Não obstante o interesse do capital internacional, o governo chinês buscou abrir sua economia de maneira cautelosa, evitando capital especulativo e procurando destinar os investimentos estrangeiros de acordo com os seus planos de modernização de sua economia. A China, assim como a Índia, elaborou planos de atração de IDE produtivo, sem a abertura de sua conta de Capital e sem a dependência exclusiva de atração de IDE do tipo Fusões & Aquisições. Nesse subitem, o propósito é verificar o que o governo chinês elaborou regras para a abertura financeira, fazendo com que as empresas estabelecessem novas plantas produtivas, transferissem tecnologia e limitassem a saída de capital durante um período. Portanto, o IDE nesse país concentrou-se na atividade industrial e foi predominantemente do tipo greenfield, mais voltado para as exportações.

    RÚSSIA
    O Seu desenvolvimento tornou-se mais evidente, após a mudança em seu sistema de governo, com a dissolução da URSS, deixando de ser socialista e tornando-se capitalista, possibilitando laços econômicos com outros países, através do BRIC, fortalecendo a sua economia através da exportação de petróleo e seus derivados para diversas partes do mundo, principalmente para a União Européia, que importa hoje 25% de sua energia. Economicamente falando, na Rússia, como na maioria dos países em desenvolvimento, existe uma grande desigualdade no desenvolvimento em diferentes regiões do país, ainda existem pessoas que vivem como na Idade Média, enquanto que em outras regiões setores de tecnologia de ponta e renda per capita próxima à das economias mais fortes da eurozona.

    ResponderExcluir