documentário: H O M E
'H O M E'
A perspectiva de escassez de quase todos os recursos do planeta; o cenário de agudas crises num horizonte muito próximo; nossa crise existencial diante das mazelas criadas por nós mesmos...
O doc. exibido para as turmas do terceiro ano do Ensino Médio tem como objetivo situar os educandos na perspectiva do planeta finito que ocupamos e compartilhamos com um número incontável de seres. Assim como instigá-los a protagonizar em um mundo que está mudando rapidamente. . .
Vivemos influenciados a práticas degradantes que envolvem o meio em que estamos, circundando também todos os escossistemas do planeta, que, não há muito, aguentará o sobrepeso de nossas ações.
ResponderExcluirMesmo um simples papel jogado ao chão, o descuido com torneiras abertas, ou meras lâmpadas desnecessárias ligadas e outras ações despercebidas aos nossos olhos, tornam-nos ainda mais responsáveis pelos acontecimentos catastróficos na natureza, ocorridos simultaneamente entre nossos erros, que aliás, insistimos não perceber e corrigir.
Podemos, porque não, mudar? Tentar mudar. Esses erros, podemos substituir por obras: lixo no lixeiro, lâmpadas apagadas, banhos não demorados, reaproveitação de materias e objetos, incluindo a reciclagem, consumo cosciente dos alimentos, dos minerais retirados da natureza e da energia proveniente, aplicação e uso de materiais sustentáveis e principalmente a conscientização, por que o que nos cega diante dos assuntos da natureza é o nosso egoísmo.
Conscientizados, e adotando métodos sustentáveis no nosso dia-a-dia, poderemos notar a mudança, em nós mesmos, e principalmente na natureza.
alunos: Aziéli, Eliziane e Sidimar 3º 303
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirHome - Nosso planeta, nossa casa, nos mostra com dados e fatos o quanto nós humanos, estamos destruindo nosso planeta Terra e eliminando nossos recursos naturais, em um curto intervalo de tempo, pela ganância que o homem sustenta e pela busca de poder na sociedade. Confirmando a ideia de que somos os únicos seres vivos do mundo que consome mais do que precisa para sobreviver.
ResponderExcluirInfelizmente a realidade do nosso planeta vem à tona quando a gente menos espera e quando o planeta já estava pedindo socorro há muito tempo. Nosso planeta tem salvação se a colaboração partir de todos. Podemos ajudar a melhorar nosso meio ambiente no dia-a-dia, partindo principalmente sobre a ideia de conscientização da nossa mente e em seguida diminuindo os desperdícios de todas as maneiras, por exemplo, comprando produtos cujas embalagens sejam recicláveis, usando o verso das folhas de papel para rascunho, economizando água e energia, reciclando o lixo, utilizando os restos de comida da nossa casa que podem ser transformados em adubo, podendo levar essas atitudes para seus amigos e comunidade por em prática. Se cada um fizer sua pequena parte, acreditamos que aos poucos, o meio em que vivemos irá melhorar.
Alunas: Édina, Isadora e Letícia – 302 Técnico
Estamos em um mundo consumista, onde não se pensa para o bem de nosso planeta, e sim para nosso bem financeiro, estamos consumindo aceleradamente nossos recursos naturais, cada vez mais escassos.Nosso mundo está em constante evolução, a demanda por alimentos, água, energia, combustíveis, entre outros está cada vez maior e isso gera um grande problema para nós mesmos e nossas gerações futuras, a ameaça que estamos provocando pode ser resumida de uma forma simples, gastamos mais de que precisamos e temos disponível, poluímos várias vezes mais do que consumimos, e desperdiçamos uma quantidade incalculável de água que tratamos, para garantirmos o nosso futuro e de nossas próximas gerações temos que começar a mudança por nós mesmos, pequenas mudanças pode se tornar grandes e significativas, e assim podem fazer a diferença para dar continuidade a vida no nosso planeta.
ResponderExcluirAlunos: Ana Carolina, Fernando, Junior, Maico 3º 303
A situação em que o nosso planeta se encontra está cada vez mais critica, tudo isso devido a grande falta de consciência do ser humano para com o meio ambiente. Atualmente muitas medidas sustentáveis estão sendo tomadas pelo ser humano, pois o mesmo está percebendo que a situação em que ele se encontra está a cada dia piorando.Dentre essas medidas está a utilização de algumas energias sustentáveis como a energia eólica, a energia solar e a energia das ondas,com as quais o ser humano é capaz de satisfazer as suas necessidades com o mínimo de impacto sobre o meio ambiente. Além da utilização dessas energias renováveis está a redução da utilização de tecnologias, as quais causam uma série de problemas ao meio ambiente. Além disso ir ao trabalho de bicicleta ao invés de ir de carro, comprar produtos com menos químicos, ter menos eletrodomésticos em casa, entre outras, ajudam a reverter a situação do meio ambinte da melhor forma possível. Se o ser humano tomar consciência e adotar algumas dessas medidas sustentáveis, o nosso planeta poderá se tornar melhor e as gerações futuras poderão apreciar um pouco da beleza que nele existe.
ResponderExcluirAlunas: Jorlana S. Maziero e Katriane Tosini 3º 303
O mundo está em crise. O uso excessivo dos recursos do planeta pelos humanos está levando a Terra a uma
ResponderExcluirsituação de risco nunca vivenciada antes. Pela primeira vez na história, uma espécie pode ser responsável por
uma extinção em massa.....
em nossos recursos naturais não estão incluídos apenas petróleo, gás natural ou carvão. Alimentos também fazem parte dele assim
como a água potável, o bem mais necessário à continuidade da vida de boa parte dos animais, homens principalmente. O
responsável por tudo isso é nossa espécie. A situação é tão grave que, em março, cientistas liderados por Anthony Barnorsky, da
Universidade de Berkeley, na Califórnia, Estados Unidos, publicaram um estudo mostrando que estamos caminhando a passos
largos na direção da sexta extinção em massa, uma situação na qual 75% das espécies do planeta simplesmente deixarão de
existir..... Nos últimos 540 milhões de anos, esse fenômeno ocorreu apenas cinco vezes. A última extinção em massa, 65 milhões de anos
atrás, dizimou, entre outros, os dinossauros, e foi fruto da queda de um asteroide na Terra, Na avaliação
dos pesquisadores, o extermínio pode ocorrer em um período que varia de 22 mil a 600 mil anos, um tempo ínfimo do ponto de
visto geológico. O curioso, para não dizer trágico, é que o homem provavelmente sobreviveria à hecatombe, segundo os
pesquisadores, apesar de ser ele o causador da desgraça devido ao uso excessivo dos recursos naturais do planeta....e é isso aiii
O documentário “Home, Nosso Planeta, Nossa Casa” registra uma viagem única pelo planeta Terra, num sobrevoo com imagens ótimas, recriando toda a sua evolução. Desde seu início quando os continentes já estavam formados e o surgimento da vida na Terra. Relata o surgimento da vida através dos ciclos de fenômenos naturais, como os vulcões e formações das rochas, liberação dos gases numa atmosfera que estava a se formar, dando grande ênfase a importância do ciclo da água para as transformações do planeta e para o surgimento da vida, que sem ela não seria possível. Mostra como tudo é importante e esta interligado, tudo que existe é compartilhado e seu equilíbrio é fundamental para que se estabeleça a harmonia do planeta Terra, que por sua vez é frágil e sutil e pode ser facilmente destruída.
ResponderExcluirUma viagem relatando o início da vida, com as cianofíceas, os micro-organismos, corais, peixes, arvores e etc.; formação dos vegetais e matéria viva; formação dos solos e a importância que cada ser vivo tem no equilíbrio do planeta. Cada um tem seu papel a desempenhar, e são muitas as espécies existentes no planeta Terra e o surgimento da espécie humana traz grandes mudanças, exercendo domínio sobre as demais e sendo a grande responsável por inúmeras transformações do espaço habitado por nós. Essa viagem mostra um longo processo de evolução do planeta e a vida que nele existe, sendo lento ate o surgimento do homem. E a partir dele com suas criações, evoluções e tecnologias vem transformando o planeta Terra com velocidade cada vez maior. O homem é o grande causador do desgaste do planeta, consumidor em excesso dos recursos da Terra, causando o esgotamento dela e de seus recursos naturais. Relata também que nos últimos 50 anos o homem acelerou as mudanças gerando grandes consequências, destruindo cada vez mais o planeta com toda a sua poluição, do que todas as gerações humanas anteriores.
Um ótimo documentário...bom, não basta somente assistir e comentar, tem que ser colocado em pratica.
Bruno Hennika 304
A natureza e os seus recursos naturais são indispensáveis para a sobrevivência humana, portanto, não adianta haver progresso se as gerações futuras talvez não terão condições mínimas de sobrevivência, pois os recursos naturais são essenciais a vida. Não adianta haver progresso se a população não tiver consciência de que os recursos naturais são gratuitos e devem ser preservados, pois se eles se acabarem não haverá dinheiro que compre água, ar, entre outros recursos.
ResponderExcluirÉ indispensável que toda a população tenha consciência de que é preciso preservar e conservar o meio ambiente, pois os seus recursos são indispensáveis e essenciais para a nossa sobrevivência e somente cuidando desse patrimônio natural, poderemos garantir melhores condições de vida para as gerações futuras.
Paola Thais de Souza e Tádila Nunes
302 técnico
Durante anos o ser humano vive apenas pensando no desenvolvimento tecnológico e industrial. Esta falta de preocupação com a natureza fez com que hoje vivamos uma situação limite, onde poucas áreas antes intocadas pelo homem estão correndo risco de deixarem de existir. Sem falar nas graves consequências que esse desenvolvimento descontrolado nos trouxe, entre elas a poluição tanto da água quanto do solo e do ar, o desmatamento, o aquecimento global, e as inúmeras alterações climáticas que hoje provocam tantas catástrofes. Para tentar reverter essa situação, cada vez mais se está investindo em formas de desenvolvimento sustentável, como exemplo podemos citar os investimento nas fontes de energia sustentáveis, que visam substituir as fontes de energia não renováveis que agridem o meio ambiente e esgotam os recursos naturais existentes em nosso planeta.
ResponderExcluirA energia renovável é a energia que vem de recursos naturais como sol, vento, chuva, marés e energia geotérmica, que são recursos renováveis, sendo ótimas fontes de energia e ao mesmo tempo cooperando para o desenvolvimento sustentável.O documentário que assistimos mostra alguns tipos de energias sustentáveis, entre elas:
A energia solar: proveniente do Sol ( energia térmica e luminosa). Esta energia é captada por painéis solares, formados por células fotovoltáicas, e transformada em energia elétrica ou mecânica. A energia solar também é utilizada, principalmente em residências, para o aquecimento da água. A energia solar ainda é pouco utilizada no mundo, pois o custo de fabricação e instalação dos painéis solares ainda é muito elevado. Outro problema é a dificuldade de armazenamento da energia solar.
Energia eólica: é aquela gerada pelo vento. Desde a antiguidade este tipo de energia é utilizado pelo homem, principalmente nas embarcações e moinhos. Grandes turbinas (aerogeradores), em formato de cata-vento, são colocadas em locais abertos e com boa quantidade de vento. Através de um gerador, o movimento destas turbinas gera energia elétrica. Atualmente, a energia eólica, embora pouco utilizada, é considerada uma importante fonte de energia por se tratar de uma fonte limpa. Apenas 1% da energia gerada no mundo provém deste tipo de fonte. Porém, o potencial para exploração é grande.
Energia Maremotriz: particularmente não conheciamos essa técnica mas achei muito interessante pois tratam-se de grandes tubos semi-flutuantes de 30 metros, ligados entre si por uma articulação móvel e colocados em série na transversal das ondas. Estas fazem mover um tubo de cada vez que impele um fluido hidráulico numa movimentação energética suficiente para acionar geradores hidráulicos de eletricidade do tipo Stingray. Trata-se pois de um óleo a alta pressão que aciona motores hidráulicos, os quais fornecem a energia mecânica a geradores elétricos. Cada uma das “serpentes” articuladas é constituída por cinco tubos que perfazem um comprimento de 150 metros e produzem 750 kW. 110 cilindros dariam para alimentar de eletricidade 15 mil lares médios.
A vantagem destas fontes de energia é que elas são consideradas energias limpas e renováveis, pois não poluem o meio ambiente e não acabam. Porém a desvantagem é que os equipamentos utilizados para a captação de energia possuem um alto custo de fabricação, instalação e manutenção.
ALUNAS: Alana Tomazi e Camila Maria Baldo – 302 Curso Técnico em Vendas
A beleza do planeta Terra está passando por uma fase de devasta mento por uma maquina de destruição, chamada ser humano. Que perdeu a consciência, e sem piedade alguma faz da Terra um brinquedo, esquecendo que precisamos da sagrada Terra para sobreviver.
ResponderExcluirA Terra nos deu privilegio de desfrutar dos recursos naturais renováveis existentes no planeta, para que podemos ter facilidade em alguns aspectos, tendo como exemplo a eletricidade, no vídeo citava sobre energia renováveis,vão comentar as principais, como a Energia Solar: A energia do Sol pode ser convertida em eletricidade ou em calor, como por exemplo, os painéis solares fotovoltaicos ou térmicos para aquecimento do ambiente ou de água. Que é energia limpa, sendo que não polui o meio ambiente do planeta. Energia Eólica A energia dos ventos que pode ser convertida em eletricidade através de turbinas eólicas ou aerogeradores. A energia eólica tem varias vantagem uma delas é não emite gases de efeito estufa, gases poluentes e nem gera resíduos na sua operação, o que a torna uma fonte de energia de baixíssimo impacto ambiental.
Devido a esses fatores de energia renováveis é um grande avanço para o meio ambiente. Mas a terra ainda precisa de ajuda, principalmente dos seres humanos, que se cada um parasse para pensar que o planeta está sendo muito prejudicado, com certeza iriam tomar uma atitude e se conscientizar do que realmente a terra necessita.
Várias atitudes podem ser tomadas, tanto que podem ser pequenas atitudes, mas fazem a diferença. O consumo de alimentos, por exemplo, gera muito lixo, que a maioria não é reutilizada, mais que poderiam ser um fator de energia, ou seja, na base dos lixos descartáveis e orgânicos, pode-se utilizar como uma fonte se energia.
"Não precisamos ser heróis para salvar o mundo, mas se cada uma fizer um pouco para ajuda-lo, podemos salvar", "preserve, recicle e vamos todos juntos cuidar do nosso planeta Terra".
Nomes: Eduardo Barbieri e Daniela Costenaro Turma: 3°02
SUSTENTABILIDADE: UMA NOVA FORMA DE APROVEITAR OS RECURSOS NATURAIS!
ResponderExcluirSabe-se que atualmente os recursos naturais estão se esgotando de maneira rápida, portanto cabe a nós adotarmos medidas sustentáveis que impeçam um súbito esgotamento destes recursos, que são a fonte primordial de vida em nosso planeta. Para que mudanças negativas não ocorram ou diminuam as suas ocorrências, devemos ter mais consicência e com isso agirmos adotando formas e medidas sustentáveis.
Podemos adotar técnicas ou práticas sustentáveis que visam proporcionar maior sintonia e equilíbrio entre os seres, afinal o motor da vida é a interligação. Na questão energia, destaca-se o uso da energia solar, uma fonte limpa e que não provoca impactos ambientais. No entanto é pouco explorada no mundo devido ao alto custo de implantação. Parece que o ser humano prefere gastar com coisas banais e fúteis que produzem mais lixo e poluição ao invés de investir em uma fonte limpa e que só trazeria benefícios para a geração atual e as futuras.
Ainda ressaltando práticas sustentáveis, pode-se citar o uso da energia eólica gerada a partir do vento, energia limpa, mas pouco usada...causa:custo. Dinheiro tornou-se mais importante que preservação e cuidado com o meio. Outro exemplo é o urânio, usado na energia nuclear, não emite poluentes e 1kg desse elemento, equivale a 5.000 toneladas de carvão e, 1 milhão de vezes mais que 1kg de petróleo. Cerca de 40% de CO2, gás causador do efeito estufa, é resultado da queima do carvão. Portanto, por que não investir em fontes renováveis? Fontes Limpas? Qualidade de Vida? O fato é que redução no consumo de fontes não renováveis acarreta em prejuízos financeiros para grandes empresas e como vivemos no capitalismo, lucro é objetivo e não se importa com os danos ambientais e sociais.
E, no aspecto reciclagem, outra prática sustentável, deve-se haver mais participação da população. Todos os anos 3 milhões de hectares de florestas são derrubadas e o consumo de papel triplicou nos últimos anos. Resultado disso: poluição, lixo, impacto ambiental. O reaproveitamos, não só de papel, mas de outros materiais é sim, juntamente com energias renováveis, fontes alternativas para melhorias e quem sabe reconstrução da natureza e do meio em que vivemos.
ALUNAS: JÉSSICA DE CAMARGO E MAIKEL WRONSKI
TURMA: 302
Home, documentário interessante que nos leva a pensar, refletir até ao ponto onde estamos. Em 200 mil anos na Terra, a Humanidade tem perturbado o equilíbrio do planeta, estabelecido por quase 4 bilhões de anos de evolução. O preço a pagar é alto, mas é tarde demais para ser pessimista: a Humanidade tem apenas 10 anos para inverter esta tendência e tornar-se consciente da extensão total da destruição da Terra e alterar os seus modelos de consumo. O autor mostra imagens aéreas únicas de mais de 50 países para partilhando esperanças e receios num filme que lança a primeira pedra do edifício que, todos juntos, teremos de reconstruir.
ResponderExcluirAlunos: Claiton, André
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirA situação do planeta hoje é crítica. Podemos ver essa realidade em todos os acontecimentos do nosso dia a dia. Como Por exemplo: Os rios estão sujos e poluídos; os dias estão muito mais quentes; a natureza está descontrolada, estão aí os exemplos como enchentes ventanias fortíssimas entre outras coisas que acontecem em nosso planeta.
ResponderExcluirSabemos os motivos pelo qual essas reações da natureza acontecem, e todos sabemos o que é preciso fazer para mudar essa realidade. Todos nos estamos conscientes, sempre estamos esperando por mudanças, só que nem todos fazem! Nos dias de hoje vem se discutindo muito sobre o consumismo, e onde isso tudo vai parar. Pois o consumismo está ligado à destruição do ambiente. Pois quanto mais pessoas quererem comprar mais produtos estará sendo criados e o velhos sendo jogados no meio ambiente, para se adquirir outros. Muitas vezes esses produtos não são reciclados corretamente, jogados no meio ambiente, tornando produtos tóxicos e degradando o solo, os rios e entre outros. A um grande diferencia entre consumo e consumismo. O consumismo é que no consumo as pessoas adquirem somente aquilo que lhes é necessário para sobrevivência. Tudo isso gera uma grande turbulência na sociedade, pois pessoas consumistas muitas vezes não podem bancar suas vontades, criando grandes dividas intrigas familiares, e principalmente a violência, pois as pessoas que cometem crimes na maioria das vezes não roubam ou furtam nada por necessidade, e sim por vontade de ter aquele produto, e de não ter condições de adquiri-lo.
Esta consciência, que faz de todos nós covardes. William Shakespeare
Alunos: Luiz Gustavo, Djovana e Éveling 302 Técnico